sustentabilidade
Responsabilidade socioambiental
Enfim chegamos ao tópico em que tratamos do tema principal dessa disciplina.
Mas porque só agora? Parto do princípio que esse é um assunto mais atual, mas que não existe por si só e sim consequência de tudo o que estudamos até agora, ou seja, é consequência de décadas de lutas pela preservação ambiental e, também, de mundanas atuais no comportamento da sociedade, não só como pessoas que habitam uma Cosmópolis (um sociedade mais ampla, conhecedora do mundo a sua volta, o cidadão mais consciente do mundo em que está inserido), mas também uma nova massa de clientes mais conscientes do seu papel na forma de consumir os produtos.
Assim, agora que você já conhece a história do movimento ambientalista, todos os problemas ambientais causados pelo homem, as políticas ambientais e as necessidades de investimento em gestão ambiental, esse é o momento oportuno para entender como tudo isso influencia a nossa sociedade atual.
Sustentabilidade
Pela sua definição é a característica ou qualidade do que é sustentável, que tem capacidade de sustentar, defender ou seguir, também pode ser entendido como aquilo que tem a capacidade ou sabe como realizar determinada ação de forma a não esgotar os recursos dos quais necessita a sua existência, como os recursos naturais, sem causar dando ao ambiente.
O termo sustentabilidade ou até mesmo o desenvolvimento sustentável começou a ser utilizado com mais frequência a partir da divulgação do relatório “Nosso Futuro Comum”, na década de 1980, onde se falava da importância da preservação dos recursos naturais no presente a fim de garantir a sobrevivência das futuras gerações.
Você também já viu em aula passada a relação entre economia e ecologia, dois termos que se preocupam com o lugar onde vivemos e, também nessa aula, vimos que não é mais possível dissociarmos o desenvolvimento econômico da preservação ambiental e que as
relações