sustentabilidade
Como medida de responsabilidade socioambiental o governo criou o programa Agenda 21 Local que pode começar tanto por iniciativa do poder publico quanto as sociedade civil. Este programa é processo e documento de referencia para Planos Diretores e orçamento municipais, podendo também ser desenvolvido por comunidades rurais, e em diferentes territorialidades, em bairros, áreas protegidas, bacias hidrográficas. E, reforçando ações dos setores relevantes, a Agenda 21 na escola, na empresa, nos biomas brasileiros é uma demanda crescente, cuja maioria das experiências existentes tem se mostrado muito bem sucedidas.
O Ponto de partida é a formação de um grupo de trabalho composto por representantes da sociedade e governo, podendo ter a liderança de qualquer segmento da comunidade. Criar se também um Fórum permanente de desenvolvimento sustentável local, com função de definir seus princípios estruturantes e uma visão de futuro desejado pela comunidade, que represente, da melhor forma os diferentes pontos de vista e anseios de seus participantes. Essa visão deve ser traduzida em ações a serem incluídas nos processos de planejamento dos municípios e regiões envolvidos.
A Agenda 21 local por sua vez tratará assim de assuntos específicos de cada territorialidade abordando temas cujas decisões estão em sua esfera de atualização. Criando assim harmonia entre as competências e o apoio mútuo na