Sustentabilidade
Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.
A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.
Para um empreendimento humano ser sustentável, tem de ter em vista 4 requisitos básicos. Esse empreendimento tem de ser: ecologicamente correcto; economicamente viável; socialmente justo; e culturalmente aceito.
Um exemplo real de comunidades humanas que praticam a sustentabilidade em todos níveis são as ecovilas.
]
Hoje em dia a expressão “sustentável” é muito comum e nem sempre sabemos o que ela realmente quer dizer e de que maneira podemos fazer nossa parte neste mundo!
O termo sustentabilidade quer dizer: “aquilo que pode ser mantido ao longo do tempo”, ou seja, tudo aquilo que nós usamos da natureza e temos como obrigação manter para sustentabilidade do meio ambiente.
Um exemplo bastante simples e muito praticado atualmente é o reflorestamento. Muitas empresas praticam este procedimento para justificar sua responsabilidade com o meio ambiente. A prática se traduz em: a cada árvore retirada, duas ou mais são plantadas no mesmo no lugar.
Outro exemplo é o uso responsável da água e energia elétrica em todas empresas. A implementação da ” água de reúso” é um recurso que vem sendo usado pelas grandes empresas e indústrias e tem dado muito resultado. Fora o racionamento de energia cada vez mais praticado para certificações ambientais mais responsáveis para elas. Isso inclusive impacta de certa forma no peso dos