Ensaio e manutenção de transformadores
Disciplina: Ensaio e Manutenção de Transformadores
1) Um transformador comercial de 400 Hz, 220 V/20 V tem 50 espiras no seu enrolamento de BT. Calcule: a) O número de espiras do lado de AT. b) A relação de transformação ( , quando utilizado como transformador abaixador. c) Repita (b) quando a transformação é de transformador elevador. d) a relação espiras/volt para AT. e) a relação espiras/volt para BT.
2) O lado de AT de um transformador tem 750 espiras e o de BT 50 espiras. Quando a AT é ligada a uma rede de 120 V, 60 Hz, e uma carga de 40 A é ligada a BT, calcule: a) a relação de transformação, (. b) a tensão secundária, imaginando que não há quedas na impedância. interna do transformador. c) A impedância (Z) da carga. d) A relação volts/espira do primário e secundário, respectivamente. e) A capacidade em VA do transformador.
3) Um transformador comercial de 220 V/30 V, 3 kVA, 60 Hz tem a relação de 3 V/espira. Calcule: a) as espiras de AT. b) As espiras de BT. c) A relação de transformação, se o utilizarmos como abaixador. d) A relação de transformação, se o utilizarmos como elevador. e) A corrente nominal de AT. f) A corrente nominal de BT.
4) Uma carga de 10 ( solicita uma corrente de 20 A ao lado de AT de um transformador, cuja (= 1/8, imaginando que não haja quedas de tensão internas no transformador, calcule: a) a tensão secundária. b) A tensão primária. c) A corrente primária d) Os VA ( potencia aparente) transferidos do primário ao secundário. e) A relação de transformação quando o utilizamos como abaixador.
5) Um transformador de 600 V/20 V, 1 kVA, 400 Hz, 3000 esp/100 esp deve ser utilizado a partir de uma rede de 60 Hz. Mantendo a mesma densidade de fluxo permissível, calcule: a) a máxima tensão que pode ser aplicada ao lado de AT a 60 Hz. b) a máxima tensão que pode ser aplicada ao lado de BT a 60 Hz. c) Os valores originais da