Sustentabilidade
Biodiversidade, ou a diversidade de vida na Terra, é essencial para a manutenção dos sistemas vivos, que nos fornecem riqueza, comida e saúde, serviços vitais dos quais as nossas vidas dependem. A biodiversidade é responsável pelo equilíbrio e estabilidade dos ecossistemas e fonte do potencial económico. Representa também a base das actividades agrícolas, pesqueiras, florestais e alimenta a estratégica indústria de biotecnologia. Cada vez que uma espécie desaparece, o ecossistema de que faz parte, fica enfraquecido nas suas capacidades de resistência às alterações ambientais. A vida surgiu no mar e é no mar que se encontram as formas de vida mais diversificadas.
A Organização das Nações Unidas, ONU na sua Assembleia Geral, declarou 2010 o Ano da Internacional da Biodiversidade, como forma de reduzir a perda da biodiversidade, que desde finais da década de 80 foi considerado Património Comum da Humanidade. Como principais objectivos da campanham, pretendem sensibilizar a opinião pública sobre a importância da conservação e promover soluções para reduzir as ameaças que existem.
Os Cientistas são unânimes em afirmar que as perdas de biodiversidade são irreversíveis, constituem mesmo uma séria ameaça ao desenvolvimento sustentável e à qualidade de vida das gerações futuras.
Existem estudos laboratoriais para desenvolverem bactérias que possam limpar o meio ambiente contaminado. A bem do planeta é urgente que tal aconteça.
"2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade"
Em Portugal o Instituto da Conservação da Natureza, e Biodiversidade, o ICNB promoveu este ano, diversas acções de sensibilização no âmbito desta campanha, uma delas, dedicada ao Parque do Alvão.
De 27 a 31 de Março organizou a Semana de Voluntariado do Parque Natural do Alvão. A função de defesa e conservação do património natural não é atribuição somente das entidades públicas, mas também, dos cidadãos e colectividades deste país que o usufruem e utilizam.
Desde a sua criação, há