Sustentabilidade
As iniciativas educacionais relacionadas ao meio ambiente estão aumentando a cada dia em nosso país. Todavia, o processo de sensibilização e conscientização para as questões ambientais requer persistência e continuidade de ações. Promover mudanças no modo de lidar com os recursos naturais, é o grande desafio de fazer valer o conceito de desenvolvimento sustentável.
A forma como o homem vem usufruindo os recursos naturais têm sido de maneira errada e as consequências são drásticas em nosso cotidiano por causa da incessante interferência humana. Desde a pré- história até a contemporaneidade o homem manipula os recursos naturais para satisfazer suas necessidades e assim proporcionar uma vida confortável. Porém com a extração desses recursos e sem a sua reposição, o planeta vai ficando cada vez mais esgotado até chegar o dia em que ele não terá mais o que oferecer.
Informar a respeito dos danos ambientais que nos afetam é um passo importante para sensibilizar e fazer com que cada pessoa se sinta responsável por estes problemas, sendo motivadas a cooperar para a redução dos danos, uma vez que atividades do nosso dia a dia como tomar banho, comer e locomover- se deixam marcas no meio ambiente.
Enfim, a escola tem um papel importante que é despertar nos alunos o interesse pelo meio em que vive e ensinar a usarem os recursos naturais de maneira correta, proporcionando conhecimentos e informações e apontando as soluções para esses problemas, sendo a escola um agente transformador da cultura.
A cultura de sustentabilidade ainda não foi adotada por grande parte da população do nosso país e, como educadores, devemos pensar numa escola que promova esse aprendizado, a fim de se ensinar a importância de atitudes de preservação, para que as gerações futuras não sofram com a destruição ambiental. Precisamos criar a responsabilidade social em nossos alunos, a fim de que sejam autossuficientes no seu próprio sustento, tomando- lhe somente o que é necessário para