Sustentabilidade
FIPECAFI
DISCIPLINA: SUSTENTABILIDADE
PROF.: CARLOS EDUARDO LESSA BRANDÃO
ALUNO: MANUEL MARINHO
28 DE MAIO DE 2014
TRABALHO DE AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA
COMENTÁRIOS SOBRE O VÍDEO INTITULADO “WHAT CAPITALISM CAN LEARN FROM THE NFL” – ENTREVISTA AO PROF. ROGER MARTIN
ENTREVISTA COORDENADA PELA HARVARD BUSINESS SCHOOL SOBRE O LIVRO “FIXING THE GAME”, DE AUTORIA DO ENTREVISTADO http://www.youtube.com/watch?v=UyELK9GuXkQ (11:42m)
Comentários
Parte I - Resumo do conteúdo
O vídeo apresenta as considerações do Prof. Roger Martin sobre o paradoxo de interesses entre o que ele denomina “jogo real” (real game) e o “jogo de expectativas” (expectation game), no contexto da condução corporativa de uma companhia aberta americana (Corporation).
A expressão “jogo real” designa o desempenho da companhia no seu ambiente de negócios tradicional, representado pelo aumento de vendas, de margens e de lucro líquido disponível para distribuição aos acionistas.
A expressão “jogo de expectativas” alude ao interesse dos acionistas e outros stakeholders do mercado de ações (e.g. investidores em mercados de derivativos de ações) em torno da valorização ou desvalorização das ações da companhia, tendo como referencial a expectativa desses agentes a respeito do preço futuro das ações, e não unicamente o desempenho operacional da companhia.
Na visão do Prof. Martin, as fórmulas de remuneração de executivos baseadas em ações (stock-based compensation ou stock options) criam uma perniciosa conexão entre o “jogo real” e o “jogo de expectativas”, no sentido de que um executivo cuja remuneração (ou parte dela, i.e. bônus anual) seja baseada em ações tende a influenciar suas decisões de negócios à frente da organização de forma a se beneficiar da flutuação no preço da ação no mercado acionário.
O Entrevistado compara essa realidade do mundo corporativo com as regras de conduta da Liga de Futebol Americano (“National