Nodejs
Introdução
Antes de iniciarmos a explicação sobre o uso e implementação do Node.JS no nosso projecto vamos esclarecer as definições de alguns conceitos que foram essenciais no seu desenvolvimento. Assim temos os seguintes conceitos explicados segundo a wikipedia e que vão de encontro à visão do grupo sobre os mesmos.
Conceito de “Streaming” :
“Streaming media is multimedia that is constantly received by and presented to an enduser while being delivered by a provider.” (wiki pedia)
Conceito de “Live Streaming”:
“Live streaming, which refers to content delivered live over the Internet, requires a camera for the media, an encoder to digitize the content, a media publisher, and a content delivery network to distribute and deliver the content.” (wiki pedia)
Conceito de “Real-Time Web”:
“ the real-time web is a set of technologies and practices that enable users to receive information as soon as it is published by its authors, rather than requiring that they or their software check a source periodically for updates” (wiki pedia)
Sendo assim, e de modo a resumir, como “Live Streaming” o grupo entende que seja a visualização de conteúdos multimédia a acontecer no momento, tal como acontece com os canais de televisão. Como “Real-Time Web” o grupo entende como sendo um conjunto de tecnologias e práticas que permitem os utilizadores receberem notificações provenientes dos servidores sem haver a necessidade de efectuar um pedido expresso para receber actualizações. O que é?
Node.JS é um framework para se trabalhar com JavaScript, especialmente pensado para o fácil desenvolvimento de aplicações web, escaláveis e que funcionem em tempo real. Com Node.JS é possível criar-se um servidor próprio e optimizado, de modo a obter melhor rendimento que os servidores de uso geral, como o Apache.
PHP vs NODE.JS
Node.JS é uma tecnologia relativamente recente do lado do servidor web. Apresenta pelo menos duas coisas novas que são a capacidade de