materiais rochosos para construçao
5.9 Abrasão
O Abrasão Los Angeles mede o desgaste e o impacto de um agregado através do impactor entre agregados e esferas de aço padronizadas que giram num tambor, com velocidade controlada de 30 a 33rpm. Além disso ele quantifica a desagregação e verifica a resistência à abrasão provocada pelo tráfego dos agregados de uma mistura. O resultado da medida é expressa em porcentagem. Quanto maior a porcentagem, menor será a resistência do agregado.
5.10 Esmagamento
No ensaio de esmagamento o agregado, na dimensão entre 12.5 e 9.5 mm, é compactado de maneira padronizada, em um cilíndro rígido de aço de aço e submetido a carregamento até alcançar 40 toneladas. Isso ocorre devido aos carregamentos sofridos pela ação do peso e do tráfego de veículos.
5.11 Tenacidade
Tenacidade é a energia mecânica, ou seja, o impacto necessário para levar um material à ruptura. Tenacidade é uma medida de quantidade de energia que um material pode absorver antes de fraturar. Rochas de baixa tenacidade poderão sofrer desagregações com isso contribuir para a distribuição granulométrica pré-fixada para o lastro. No Brasil, a tenacidade da rocha é determinada pelo ensaio de impacto no Aparelho de Tetron Qunado o material rochoso se destina ao revestimento de pisos,o ensaio é executado em uma placa de rocha assentada em um colchão de areia. Uma esfera de aço é deixada cair ate que ocorra a ruptura da placa.
5.12 Compressão Uniaxial
O ensaio dessa compressão é executado em corpos de prova regulares extraídos de um bloco ou do maciço rochoso. Esses corpos são submetidos a cargas lentas e progressivas até que ocorra a sua ruptura.
5.13 Flexão
O ensaio de flexão serva para revelar qual a resistência efetiva ou potencial de placas de revestimento de edificações, pasrticulamente as fixadas por ancoragem metálica, sem argamassa. Esse ensaio dá indicações sobre a resistência potencial das placas a serem obtidas do bloco de rocha.