Apostila Mec Nica Das Rochas
Professora Patricia Mendes
Taubaté - SP
Março – 2015
Introdução à Mecânica das rochas
A Mecânica das rochas refere-se ao comportamento mecânico das mesmas, incluindo os maciços rochosos que visa estudar as rochas no que diz respeito aos campos de forças externas a que estão sujeitos no seu ambiente natural ou físico. Na mineração possui como alvo principal a escavação. Sendo que este campo estar relacionado mediante a escavação de uma abertura produzida por meios mecânicos.
Sabendo-se que este processo é de suma importância na área da mineração, pois a rocha é considerada o principal material de construção e também o principal produto do processo de escavação.
Estados de tensões nos maciços rochosos
O conhecimento do estado de tensões em maciços rochosos é de fundamental importância para os trabalhos envolvendo a mineração, engenharia, entre outros.
Os maciços rochosos estão relacionados mediante a junção de uma rocha, descontinuidades e água. Estes são os principais componentes inseridos no universo dos maciços rochosos que tem como função primordial alterar o comportamento no seu ambiente natural ou físico.
As tensões estão relacionadas à tendência de deslocamento relativo das partículas de um corpo visando alterações externas no interior da rocha. O estado de tensão no interior de um maciço rochoso varia frequentemente no que diz respeito aos vários ângulos do mesmo, ou seja, a direção dos componentes essenciais que o definem e o transformam completamente.
As tensões podem ser divididas em:
Tensões Naturais – São aquelas que existem nas rochas por efeito de algum tipo condicionante anterior, ou seja, efeito gravitacional, estrutural, dentre outros.
Tensões Induzidas – Estão associadas com perturbações artificiais, ou seja, escavação, perfuração, dentre outros. É importante ressaltar que na escavação ocorre uma profunda modificação no estado natural de tensões devido a redistribuição no maciço realizado com a pressão e,