sustentabilidade
GT MATRIZ ENERGÉTICA PARA O DESENVOLVIMENTO COM EQUIDADE E
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
COLÓQUIO EMPREGOS VERDES E CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS –
20.08.2009 1.
TEXTO ORIENTADOR
CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS: CONCEITOS BÁSICOS2
O conceito de desenvolvimento sustentável refere-se ao modo de desenvolvimento que tem como objetivo o alcance da sustentabilidade. Ele trata do processo de manutenção do equilíbrio entre a capacidade do ambiente e as demandas por igualdade, prosperidade e qualidade de vida da população humana.
A definição mais utilizada foi cunhada em 1987 pela Comissão Mundial sobre
Ambiente e Desenvolvimento, também conhecida como Comissão Brundtland: desenvolvimento sustentável é o tipo de desenvolvimento que atende às necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem suas próprias necessidades.
Na visão do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) a sustentabilidade deve estar ancorada em três pilares integrados e interdependentes: sustentabilidade econômica, sustentabilidade social e sustentabilidade ambiental.
A incorporação de práticas de sustentabilidade na construção é uma tendência crescente no mercado. As empresas devem mudar sua forma de produzir e gerir suas obras. Elas devem fazer uma agenda de introdução progressiva de sustentabilidade, buscando, em cada obra, soluções que sejam economicamente relevantes e viáveis para o empreendimento.
Qualquer empreendimento humano para ser sustentável deve atender, de modo equilibrado, a quatro requisitos básicos: adequação ambiental; viabilidade econômica; justiça social; e aceitação cultural.
Diversas associações ligadas à construção civil apontam princípios básicos da construção sustentável que devem ser observados. Entre eles, destacam-se:
Aproveitamento de condições naturais locais;
Utilizar mínimo de terreno e integrar-se ao ambiente natural;
Implantação e