Sustentabilidade
O processo de modernização da construção civil está ligado, não somente em agregar a diminuição de prazos e custos à durabilidade, segurança e estética inovadora das construções, mas principalmente a formas mais sustentáveis dessas obras serem feitas.
A construção sustentável é um sistema construtivo que promove intervenções sobre o meio ambiente, adaptando-o para suas necessidades de uso, produção e consumo humano, sem esgotar os recursos naturais, preservando-os para as gerações futuras. Ela faz uso de ecomateriais e de soluções tecnológicas e inteligentes para promover o bom uso e a economia de recursos finitos (água e energia elétrica), a redução da poluição e a melhoria da qualidade do ar no ambiente interno e o conforto de seus moradores e usuários.A indústria da construção civil é a que mais retira matérias-primas da natureza e também é a que gera o maior volume de entulho.
Devido a esses indices bastante altos, em todas as partes do mundo sao pesquisadas e aplicadas novas formas de reduzir esses numeros, desde à criação de cimento reciclado, feito de resíduos da indústria siderúrgica, à criação de edifícios que geram uma parte da energia que consomem, a partir de turbinas eolicas capazes de produzir energia eletrica pela força dos ventos, de painéis fotovoltaicos formados por células fotovoltaicas que convertem energia solar em energia elétrica e da inércia térmica dos solos que propicia a climatização de ambientes internos.
A denominação autoconstrução enfatiza a forma pela qual são edificadas, de forma parcelada, à medida que o morador consegue recursos financeiros para aquisição dos materiais deconstrução e para pagamento de mão-de-obra a terceiros, além das rotineiras prestações da aquisição do lote localizado principalmente nos bairros periféricos. Em função da obra realizar-se sem planejamento prévio adequado ou orientação profissional, a reforma é uma constante, criando-se um círculo vicioso de construir, demolir e reconstruir.