Sustentabilidade
A população mundial superou 7 bilhões de pessoas em outubro passado e deverá crescer para 9 bilhões até meados deste século. O desafio fundamental da sustentabilidade é atender as necessidades de 7 bilhões de consumidores agora - e dos bilhões que virão – e, ao mesmo tempo, proteger o complexo equilíbrio natural que sustenta a vida.
Conforme a população mundial cresce, a demanda por água, árvores, alimentos e combustíveis fósseis aumentará. A atividade humana alterou todos os aspectos do nosso planeta, incluindo o clima. A escassez de água potável e terras cultiváveis já é um problema em muitas partes do mundo, e a resiliência dos ecossistemas está ameaçada.
Expectativas crescentes colocam mais pressão sobre a Terra e exigem meios mais eficientes e ecológicos para dar a todas as pessoas uma vida decente. Nosso futuro coletivo depende da rápida redução das emissões de gases estufa e redução do consumo excessivo, particularmente nos países mais ricos. Maior equidade social e crescimento mais lento da população podem contribuir para a sustentabilidade, mas apenas se os indivíduos e governos fizerem as escolhas certas.
Devemos começar escolhendo que tipo de planeta queremos deixar para os nossos filhos e netos. Indivíduos, especialmente nos países industrializados, podem fazer pequenas escolhas sobre seus estilos de vida que podem ter um grande impacto sobre o meio ambiente local e global. Cada um de nós pode escolher as ações que irão proteger o planeta e, ao mesmo tempo, ajudar a ampliar a qualidade de vida de toda a humanidade.
Mas nem todo mundo tem o poder de fazer escolhas. A falta de oportunidades impede que muitas pessoas possam tomar decisões livres e informadas sobre vários aspectos de suas vidas. Uma delas está relacionada ao tamanho das famílias. Mais de 200 milhões de mulheres adultas e jovens em todo o mundo querem usar contraceptivos, mas não têm acesso a eles.