Sustentabilidade
O bambu é uma planta da família Gramineae, a mesma da cana-de-açúcar, que possui mais de 1.000 espécies distribuídas em cerca de 70 gêneros. Pode-se encontrar bambu em todos os continentes, com exceção da Europa, e nas mais diversas condições de clima e altitude.
O crescimento do bambu ocorre de maneira diferente das árvores. Ele pode ser comparado a um telescópio, onde os colmos saem da terra com diâmetro e número de nós definidos e, em menos de 1 ano, atinge a altura máxima. Após o primeiro ano, os colmos vão amadurecendo, isto é, vão mudando suas características internas, tornando-se mais resistentes e com apenas três anos já podem ser cortado para uso nas construções.
SLIDE 02 E 03 - RESISTENCIA E SUA UTILIZAÇÃO: Também pode ser utilizado nas construções, como alternativa ao tijolo, sem função estrutural, apenas para o fechamento de paredes. O bambu pode aparecer em dois tipos de sistema construtivo: como uma taipa (estrutura de bambu amarradas entre si, com acabamento de barro ou cimento que pode ser emassado e pintado), ou como esterilha (estrutura em varas de bambu, fechamento em esteiras de lascas de bambu amarradas e acabamento em cimento, emassado e pintado).
Sua resistência: O concreto tem densidade superior a 2 e o bambu apresenta 1/3 desse valor. O módulo de elasticidade do Bambu situa-se em torno de 20.000 MPa deca de 1/10 doi valor alcançado pelo aço e os cabos trançados oferecem resistência similar ao aço CA-25 (2.500kgf/cm²). Sua resistência à compressão é de 30% menor que a resistência da tração, estando entre 20 e 120 MPa, nos ensaios de compressão normal às fibras.
SLIDE 04 Professor titular do