Sustentabilidade
RESPONSABILIDADE SOCIAL
SUSTENTABILIDADE
A responsabilidade Social em torno da sustentabilidade é o tema do momento no mundo empresarial. Uma oportunidade para as empresas inovarem, agregarem valor e diferencial aos seus produtos, procedimentos e serviços, tornando-se mais competitivas. A sustentabilidade não é nenhum tipo de assistencialismo ou filantropia, nem mesmo um investimento social isolado. A sustentabilidade é, portanto, a adoção de práticas que fortalecem os negócios de forma integrada. Neste sentido, os recursos ambientais, sociais e econômico-financeiros estão na base desse tripé de sustentação. A utilização destes mecanismos para atender às necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras em atender às suas próprias necessidades é o que chamamos de desenvolvimento sustentável.
A sustentabilidade precisa ser inserida nas organizações em todos os seus processos. Elas têm buscado inserir a sustentabilidade em seus negócios por uma questão de sobrevivência e perenidade.
As organizações são uma das maiores fontes dos problemas ambientais, mas, ao mesmo tempo é a mais importante fonte para a solução desses problemas. Elas dispõem de recursos fiscais, administrativos e tecnológicos não encontrados em nenhum outro lugar.
Porém, se não estiver inserida em sua cultura, dificilmente ela será alcançada. Por esta razão, pode-se dizer que uma empresa que pretende ser sustentável é uma empresa que visa à ética, o respeito, a formalidade, a minimização de recursos, principalmente os naturais, que já são escassos. Além disso, valores como justiça, honestidade, tolerância, liberdade, humanidade e ética, precisam ser considerados nessa busca pela sustentabilidade.
A sociedade está começando a privilegiar as instituições que preservam o meio ambiente e que adotam, não só medidas compensatórias para minimizar os seus impactos ambientais e sociais, mas que realmente