comunicação e linguagen
Antônio Gomes. Comunicação e linguagem. Rio de Janeiro,
Editôra Fundo de Cultura, 1970. 167 p .•
PENNA,
o aparecimento dês te livro represe~ta um passo significativo para a sistematização histórico-teórica da psicolingüística, uma vez que constitui, de modo efetivo, um primeiro tratado - realmente exaustivo - dedicado a esta jovem disciplina.
Diverge dos inúmeros trabalhos já escritos sôbre o assunto, na medida em que não se propõe defender uma tese sôbre a matéria, mas equacionar e comparar tôdas aquelas formuladas até o momento, dando-nos assim um panorama realmente completo dêste campo importante e promissor da psicologia contemporânea.
Como o próprio autor salienta e demonstra, trata-se de um setor para o qual convergem as anteriores contribuições da psicologia da linguagem,
" N. do E. Por ter saído incompleta nos ABPA 2/71, repetimos aqui a resenha do
Prof. Seminério.
Arq. bras. Psic. apI.,
Rio de Janeiro,
23 (4):1l5-128,
out./dez. 1971
por um lado, e, por outro, é tributário em sentido interdisciplinar de diversas ciências (além das fronteiras da psicologia geral e social), tais como lingüística, lógica e antropologia e - sob certos aspectos a moderna cibernética.
É, portanto, uma disciplina que, em menos de duas décadas de existência, já se anuncia sob o estigma de uma autêntica nova ciência voltada ao âmago do que é mais específica e genuinamente humano: a conduta simbólica e representativa.
No entanto, atém-se o autor, numa posição frontalmente neutra, a um título mais genérico como o de Comunicação e linguagem} que lhe permite destarte cobrir com suas incursões as posições teóricas mais diversas e distanciadas - no tempo e no espaço - bem como abarcar a mais ampla rêde de problemas impostados até o momento em tôrno desta empolgante temática. Assim, após apreciar minuciosamente nos três capítulos iniciais os problemas gerais de conceituação e de colocação teórica, passa a considerar a