Sustentabilidade
Luiz Henrique Serrano Alves, RA: 2164257061 - Administração- 2° A.
Professor Tutor: Douglas Pereira da Silva.
Pretendo concluir a faculdade, me especializar e me tornar a cada dia mais um profissional mais qualificado.
Edifício Ecológico da Nokia
A empresa Nokia desenvolveu várias ações sustentáveis em sua nova instalação na China, desenvolvida para ser o mais sustentável possível.
O Prédio foi desenvolvido de acordo com a Norma LEED (Liderança em Energia e Design – Sigla Ambiental), a norma leed é um sistema de certificação para edifícios sustentáveis, desenvolvido pela Green Building Council dos E.U.A em 1998. Com esse sistema há uma redução de 37% no consumo de energia e 20% no consumo de água.
Com o esquema de agrupamento dos escritórios e departamentos, a empresa reduz a emissão de CO2, pois diminuiu consideravelmente a distância de transporte e a o uso de matérias para embalagens.
Os estacionamentos são no subsolo economizando 50% de espaços, e a pavimentação é feita de creta (pavimentação reciclável) que reduz a irradiação térmica nos estacionamentos abertos. Na construção do edifício foi reutilizado materiais de outras fábricas da proximidade, também foi implementado um plano de controle de detritos, e conseguiu desviar 78% dos atritos para os aterros sanitários.
O prédio tem seu design todo ecológico, sua cobertura absorve menos calor e utiliza a luz do dia por estar inclinado para sul, as paredes de vidro duplo ajustam a temperatura automaticamente, economizando 19% em sistema de ar condicionado. As plantas escolhidas para compor o jardim são as que não necessitam de muita irrigação, as torneiras acionadas por toque também ajudam na economia de água.
O edifício também oferece fácil acesso para que os funcionários possam descartar os telefones e acessórios obsoletos. Para contribuir com a diminuição da emissão de