sustentabilidade
As moléculas que constituem a matéria estão em contínuo movimento, denominado agitação térmica. A energia cinética associada a esse movimento é chamada energia térmica.
Em outras palavras, energia térmica é um tipo de energia que está completamente associada à temperatura de um corpo sólido, líquido e gás.
Essa energia quando em trânsito, chama-se calor.
A energia térmica pode ser transferida de um corpo para o outro quando entre eles existe diferença de temperatura. Essa transferência ocorre para que se alcance o equilíbrio térmico.
Como é produzida?
Energia térmica é produzida em Usinas Termoelétricas. Nesta usina, a energia térmica liberada em forma de calor é utilizada para produzir eletricidade.
A energia térmica é obtida através da combustão (queima) de combustíveis renováveis ou não renováveis.
Geralmente utilizam-se combustíveis fósseis como gasolina, petróleo, gás natural ou carvão. Este combustível é queimado na câmara de combustão, aquece a água envolvida no processo transformando-a em vapor. Este vapor é conduzido a alta pressão por uma tubulação e faz girar as pás da turbina, cujo eixo está ligado a um gerador, "gerando" assim energia elétrica.
Em seguida o vapor é resfriado retornando ao estado líquido e a água é reaproveitada, para novamente ser vaporizada.
Curiosidades
No Brasil a energia térmica é o segundo tipo de fonte de energia elétrica que está sendo utilizado.
O Brasil já lança por ano 4,5 milhões de toneladas de carbono na atmosfera, com o a produção de energia térmica esse indicador chegará a 16 milhões.
A energia térmica representa 60% da energia utilizada no mundo sendo os demais 40% hidráulica.
Desvantagens
Como ocorre queima de combustíveis fósseis, a produção de energia térmica provoca poluição da atmosfera graças à produção de gases poluentes, principalmente o gás carbônico, contribuindo assim para o aquecimento global através do Efeito estufa e contribuindo para a chuva ácida.
O