SUSTENTABILIDADE
SIRLENE CONTE
SUSTENTABILIDADE: UM NOVO OLHAR PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
CORONEL FABRICIANO – MG
2013
UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES
SIRLENE CONTE
SUSTENTABILIDADE: UM NOVO OLHAR PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Artigo Científico apresentado à Universidade Cândido Mendes, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista (Pós em Educação Ambiental e Sustentabilidade).
CORONEL FABRICIANO - MG
2013
SUSTENTABILIDADE: UM NOVO OLHAR PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Sirlene Conte
RESUMO
A principal indagação desse estudo é como o conceito da educação ambiental proporcionalmente voltado a sustentabilidade, adentrou com maior eficiência a natureza dos problemas ambientais trazendo consigo soluções cabíveis nos parâmetros sociais, culturais e legais. Tendo como objetivo analisar as causas, formas e aplicações do novo molde da educação ambiental, visando intervir nas propriedades sem prejudicar o meio ambiente e quem nele habita. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica acerca do tema, considerando as afirmações dos autores SACHS (1995), SCHNEIDER (S.n.) e SOUZA E VICENZI (S.n.), demonstrando a maléfica influência do modo de vida dos homens e colocá-las diante de alternativas aplicáveis. Para que posteriormente, já em meio a estas mudanças da natureza, possamos intervir com debates mais amplos sobre o que pode ser enfatizado.
Palavras-chave: Sustentabilidade. Educação Ambiental.
Introdução O presente trabalho tem como princípio e tema o papel de entender a economia e suas propriedades dentro da sociedade, ligando-se diretamente com a educação ambiental. Podendo conciliar ambos os fatores circunstanciais, para que haja a manutenção da subsistência junto das particularidades naturais. Neste panorama, abordaram-se duas questões que nortearam o trabalho: • Como os impactos ambientais são vistos? •