tributos cumulativos e nao cumulativos
Trabalho
Legislação
Tributaria
Imposto Cumulativo e Não Cumulativo
Senac Largo Treze – Sto Amaro.
Amanda Ap. de Carvalho Do Carmo n º 01
Trabalho sobre Imposto Cumulativo e Não Cumulativo.
Muito se diz sobre imposto, taxas e contribuições, mas em qual caso se aplique o imposto “cumulativo e não cumulativo”.
Vamos primeiramente através de pesquisa entender a Historia sobre os impostos.
Primeira vez que escutamos sobre imposto e justamente quando começamos a estudar historia (e a bíblia) e sabemos que no Antigo Egito em 3000 aC, os registro afirma que o Faraó cobrava a quinta parte da colheita.( Em Gênesis capítulo 47, versículo 24) Neste relato, Jose explica como dividir a colheita para o Faraó, assim entendemos que se tratava de um imposto.
Depois no Império Persa, Dario o “Grande” implantou um sistema regulado e sustentável, de responsabilidade de cada satrapia (como se fosse uma espécie de partido), às vezes havia diferenças, e por isso era analisado conforme a produtividade de cada satrapia.
Há vários registros de cobrança de impostos na Europa desde o início do século XVII. Mas os níveis de tributação são difíceis de comparar: sua dimensão e o fluxo econômico por eles gerado e os números da produção da época não são disponíveis.
E no Brasil como surgiu a cobrança de imposto?
No Brasil, Tiradentes entrou para a história e transformou-se em herói nacional por conspirar contra o "quinto" cobrado por Portugal.
Mais de 200 anos depois, a "derrama" de impostos do brasileiro chegou a quase 36% do PIB em 2012 e dados do impostômetro - medidor dos impostos cobrados, idealizado pela Associação Comercial de São Paulo e pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário - indicam que o país recolheu R$ 1,556 trilhões no ano passado.
Para este ano, está prevista nova arrecadação recorde de R$ 1,734 trilhão.
Nas comparações internacionais, o Brasil também está no topo. Nossa carga