Sustentabilidade
OPT que significa "Optimized Production Tecnology" é um método de gestão da produção que foi desenvolvido por um grupo de pesquisadores israelenses em 1978, do qual fazia parte o físico Eliyahu Goldratt, que acabou por ser o principal divulgador dos seus princípios.
Apesar do nome pelo que a técnica ficou conhecida, "tecnologia de produção otimizada", o OPT não é uma técnica otimizada no sentido científico do termo, porque nada garante, que a sua aplicação leve a atingir soluções ótimas, já que é uma técnica baseada em uma série de procedimentos heurísticos, muitos dos quais os proprietários dos direitos de exploração do sistema nem mesmo tornaram públicos.
O sistema de Tecnologia de Produção Otimizada (em ingles, OPT - Optimized Production Technology), foca em um objetivo comum a todas as empresas do atual mundo capitalista: fazer dinheiro. Tomando por base este princípio, os indicadores financeiros passam a ser considerados de grande importância para a análise do sistema. São eles: Lucro líquido, Retorno sobre investimento, e Fluxo de caixa.
Todo o método OPT baseia-se na gestão da empresa a partir dos seus gargalos de estrangulamento. Um gargalo estrangulador é um recurso, e pode ser uma máquina ou uma oficina cuja capacidade real de produção é inferior à procura do mercado. Os gargalos de estrangulamento definem as condições de produção numa empresa, o que significa que é necessário tomá-los em consideração para melhor gerir a produção.
Numa primeira etapa procura-se conhecer os verdadeiros objetivos de uma empresa, dos quais podem ser a sobrevivência, o crescimento, o poder, a qualidade dos produtos, mas na realidade a finalidade de qualquer empresa privada é ganhar dinheiro.
Para além dos indicadores financeiros de rentabilidade, tesouraria e lucro liquido que dão informação sobre o dinheiro ganho por uma empresa, os inventores do OPT decidiram utilizar outros indicadores mais relevantes das performances