Sustentabilidade
1. DELIMITAÇÃO Este trabalho tem como finalidade analisar a estratégia empresarial aplicada nas industrias fabricantes de papel e celulose, no Brasil, no período compreendido entre os anos de 2000 e 2010, avaliando as mudanças de estratégias realizadas por essas empresas a cada mudança de tendência ocorrida seja ela em seu ambiente interno ou externo.
Serão estudadas as estratégias empresariais diferenciadas que denotam um compromisso com o meio ambiente. Os diferenciais serão avaliados sob os enfoques da competitividade e da sustentabilidade, buscando constatar o impacto que esses diferenciais trazem para as empresas que os executam.
Não existe um modelo padrão para se traçar a estratégia empresarial de uma empresa, a formulação de estratégia deve levar em conta a definição do negocio, a sua missão e os princípios, em seguida inclui-se a analise do ambiente.
A partir da analise do ambiente externo que essas empresas vem fazendo para se enquadrar nas exigências do mercado, faremos um estudo de como essas empresas estão readequando suas estratégias competitivas, visando aumento de rentabilidade e responsabilidade social.
2. PROBLEMÁTICA Com a globalização, os mercados tenderam a se abrir provocando uma concorrência cada vez maior entre as empresas dos mais variados segmentos. Para manter sua rentabilidade, as empresas tiveram que buscar alternativas baseadas em novos processos de produção, processos de gestão inéditos, conceitos de marketing e estratégias inovadoras. A competitividade após a abertura do mercado internacional, de vários segmentos, tornou-se acirrada, obrigando as empresas a desenvolverem novas estratégias inovadoras para que não perdessem parcela de mercado e a fidelização de seus clientes gerando cada vez mais um laço de compromisso com o desenvolvimento sustentável perante a sociedade, ou seja, envolvimento, social, econômico, político e ambiental, como forma de ganho de mercado e vantagem