Sustentabilidade
FAPACI
ADMINISTRAÇÃO
JULIANA AP ROGACIANO RODRIGUES
ECONOMIA
ITANHANDU
2012
SUSTENTABILIDADE
O homem no decorrer de sua evolução foi usufruindo o que a natureza lhe oferecia sem pensar em repor tudo o que consumiu, porque a natureza era farta e o homem achava que tudo o que existe é para o bem dele e para ele aproveitar sem que isso um dia fosse acabar. Esse pensamento ainda esta muito presente no cotidiano das pessoas, com o consumismo. As pessoas além de tirar elementos da natureza para o seu conforto ainda deixam uma grande quantidade de resíduos que o meio ambiente tem que dar conta de diluir. Atualmente, várias catástrofes naturais estão ocorrendo devido a essa forma de vida das pessoas e inúmeras discussões estão sendo levantadas no mundo inteiro para amenizar essas situações. A população começou a ter consciência de que, todos nós, fazemos parte do meio ambiente e destruindo ele, estaremos nos destruindo também.
Vem a tona uma palavra até então desconhecida: sustentabilidade. Essa palavra para a nossa sociedade moderna (capitalista) seria como aprender a “pensar verde” isso implica em uma renovação do nosso modo de ver, interpretar, conceber e até usar a cidade.
Segundo estudos existem quatro exigências básicas para que haja sustentabilidade:
* A qualidade de vida das pessoas: bem estar físico, familiar, pessoal, psicológico e social; * Qualidade Ambiental: preservação e conservação dos recursos naturais; * Eficiência Econômica: funcionamento das relações econômicas; * Eficiência Institucional: a democracia, fazendo com que o povo possa expor suas idéias juntos aos governantes.
O conceito de sustentabilidade está relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana, ou seja, um meio de configurar a civilização e suas atividades, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias