sustentabilidade
Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.
Economica: esta baseada na inovação tecnológica, ou seja não ficarmos estagnados somente na energias renováveis ( gás, petróleo e carvão), mas sim ampliarmos nossos recursos naturais na economia.
Ambiental: trata-se da auto preservação ambiental, é preciso que a produção e consumos estejam ligados de forma igualitária.
Social: procura a igualdade social, ou seja, que toda a sociedade tenha um padrão estavel de sobrevivência, sem miséria, para que ambos tenham as mesmas chances na vida.
Politica: A dimensão política não pode ser deixada de lado, pois o mundo é movido a interesses e os interesses são movidos pela politica, esquecer essa dimensão é imaginar um lugar onde tudo é resolvido com simples debates onde um aceitará o argumento do outro, e onde não existem necessidades que são satisfeitas por meio da exploração violenta.
Cultural: a mais importante, já que se a cultura de um povo não muda, suas atitudes também não mudam, é necessário educar o povo sobre a importancia do meio ambiente, para que o meio ambiente se torne fundamental na vida das pessoas.
Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.
Economica, Ambiemtal, Social.
Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.
A primeira resposta é para desenvolvimento sustentavel, que é o que hoje vem sendo aplicado, onde devemos consumir o bastante para termos conforto, sem com isso avariar o meio