SUSTENTABILIDADE
CONCEITO:
Sustentabilidade se caracteriza em ações e atividades humanas à fim de suprir às necessidades das gerações presentes, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, como a sustentabilidade está juntamente associada ao desenvolvimento econômico e material, desse modo podemos impedir a agressão ao meio ambiente. Adotando recursos naturais de forma sensata, para que se conservem no futuro.
É importante frisar que na perspectiva ambiental deste conceito, qualquer ação humana deve honrar o ciclo natural, o tempo de recomposição dos recursos, os limites que os regem e a conservação à integridade do ambiente. Acompanhando todos estes critérios, a humanidade pode assegurar o desenvolvimento sustentável.
ORIGEM:
O termo sustentavel tem origem do latim ''sustentare'' que significa conservar, apoiar, sustentar. Segundo o Relatório de Brundtland (1987), que é um documento intitulado Nosso Futuro Comum, onde o denvolvimento sustentável é concebido como aquele que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades. A utilização sustentável dos recursos naturais obriga-se a suprir a previsão da geração atual sem atingir a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas''.
LESGISLAÇÃO:
A legislação ambiental brasileira é conceituada uma das mais desenvolvidas do mundo, seu projeto começou a ser constituído em 1981, a partir da Lei 6.938 da Politica Nacional de Meio Ambiente, que infere critérios associado ao planejamento, gestão e fiscalização. E nos dias de hoje, o Brasil conta com normas específicas e Lei de Crime Ambientais
A Constituição Federal introduziu questões ambientais como missão reservada à União, estados, Distrito Federal e municípios:
- ISO 14000 é um conjunto de normas que definem parâmetros e diretrizes para a gestão ambiental para as empresas (privadas e públicas). Estas normas foram definidas pela International Organization for