Sustentabilidade
As empresas tem a obrigação de ter um controle financeiro na sua gestão, pois na maioria das vezes os problemas de natureza financeira são decorrentes de decisões empresariais tomadas sem planejamento como, por exemplo, investimentos na expansão do negócio, substituição de equipamentos antigos ou investimentos na construção de uma sede própria. Por isto este artigo mostra passos para poder elaborar um controle financeiro confiável, onde o próprio empresário poderá resolver seus problemas financeiro, numa forma antecipada prevendo possíveis reduções de fluxo de caixa e antecipando ações assim não precisando ficar apagando incêndios de um dia para o outro.
Capital de giro Capital de giro significa capital de trabalho, ou seja, o capital necessário para financiar a continuidade das operações da empresa, como recursos para financiamento aos clientes (nas vendas a prazo), recursos para manter estoques e recursos para pagamento aos fornecedores (compra de matéria-prima ou mercadorias de revenda), pagamento de impostos, salários e demais custos.
Posemos observar, conforme o próprio nome indica, que o capital de giro está relacionado com todas as contas financeiras que giram ou movimentam o dia-a-dia da empresa, como se fosse o sistema circulatório no corpo humano.
Se o capital de giro está relacionado com as contas financeiras que giram ou movimentam o dia-a-dia da empresa, podemos concluir que:
-Toda empresa que vende a prazo, precisa de recursos para financiar seus clientes.
-Toda empresa que mantém estoque de matéria-prima ou de mercadorias, precisam de recursos para financiar estoques.
-Quadro a empresa compra a prazo (matéria-prima ou mercadoria), significa que os fornecedores financial parte ou a totalidade do estoque.
-Quando a empresa tem prazo para pagar as despesas (impostos, energia, salários e outros gastos), significa que a parte ou totalidade dessas despesas é