Sustentabilidade
Sustentabilidade Cultural - respeito aos diferentes valores entre os povos e incentivo a processos de mudança que acolham as especificidades locais;
Sustentabilidade cultural: respeito à cultura de cada local; garantindo continuidade e equilíbrio entre a tradição e a inovação. sustentabilidade cultural visa à alteração dos modos de viver da sociedade, a transformação da maneira de pensar e agir, para despertar a consciência ambiental, alcançando desta forma uma diminuição no consumo de produtos causadores de impactos ambientais.
DIMENSÃO CULTURAL
A dimensão cultural em muitos aspectos confunde-se com a social, tendo em vista que cultura e sociedade são, muitas vezes, elementos indissociáveis. Fazem parte desta concepção: promover, preservar e divulgar a história, tradições e valores regionais, bem como acompanhar suas transformações. Para buscar essa dimensão é um caminho válido o de valorizar culturas tradicionais, divulgar a história da cidade, garantir oportunidades de acesso a informação e ao conhecimento a todos e investir na construção, reforma ou restauração de equipamentos culturais.
Esta dimensão da sustentabilidade direciona-se às raízes endógenas dos modelos de modernização e dos sistemas rurais integrados de produção, privilegiando processos de mudança no seio da continuidade cultural e traduzindo o conceito normativo de eco-desenvolvimento em uma pluralidade de soluções particulares, que respeitem as especificidades de cada ecossistema, cultura e local (Sachs, 1993).
Neste ambiente de transição paradigmática, Marrul Filho (2000) traz propostas alternativas ao desenvolvimento sustentável que apontam para novos projetos civilizatórios, como as sociedades sustentáveis e o eco-socialismo. O autor definiu os padrões de produção e consumo e de bem-estar a partir da cultura, do desenvolvimento histórico e do ambiente natural de um indivíduo como sociedades sustentáveis. O conceito de eco-socialismo