sustentabilidade
Resumo
Este texto aborda a questão da sustentabilidade, sob a forma hegemônica de qualificação do desenvolvimento. Traça as origens e o contexto do surgimento da ideia de desenvolvimento sustentável como resultado do confronto entre os países desenvolvidos e os restantes, e entre ambientalistas e desenvolvimentistas. Analisa e discute suas dimensões, mostrando as limitações da configuração em "trevo de três folhas" (ambiental, econômica e social); exemplifica a polissemia do termo e traduz o seu significado; mostra as razões da relevância do tema; e, finalmente, examina respostas que estão sendo socialmente construídas em razão dos possíveis desdobramentos da crise ambiental. Na conclusão, sintetiza as mudanças que ocorrem na trajetória da compreensão da sustentabilidade.
Palavras-chave: Sustentabilidade;Desenvolvimento sustentável;Crise ambiental
Apresenta a metodologia de cenários que integram a incerteza e as projeções no planejamento do futuro.a visão do futuro como construções social valoriza as incertezas e as inflexões o modelo de produção e consumo em vigor degrada não apenas a natureza, mas também, e cada vez mais, as condições de vida dos humanos. o desenvolvimento sustentável é apenas uma das respostas possíveis.
Questão 1 : O autor sugere que a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco”. Quais são as cinco dimensões propostas por ele ? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.
R: A primeira dimensão é a ambiental, Dá-se por entender ao capital natural de uma sociedade ou um empreendimento, é possível e importante pensar no pequeno médio e longo prazo. A inicio toda atividade econômica tem impacto ambiental negativo. A sociedade ou empresa deve se pensar nas formas de diminuir esses impactos e compensar o que não é possível diminuir. Também deve ser levado em conta a adequação a legislação ambiental.