espaço economico
Observando as condições climáticas, nota-se significativas diferenças. Por um lado, tem-se a Região Nordeste. Ela apresenta grandes extensões de terras áridas, enfrenta periodicamente o problema da seca, seguidas, às vezes, por inundações que assolam muitos pontos do seu território. Isso não se verifica na Região Sudeste, que, por sua vez, apresenta uma condiçao melhor para o homem trabalhar.
A análise dos aspectos socioeconômicos também coloca essas duas áreas em pontos diferentes. Os habitantes da Região Nordeste vivem, em sua grande maioria, em situação de pobreza absoluta. A estrutura latifundiária, voltada principalmente para a monocultura, taça o perfil desta região essencialmente agrícola. Em contrapartida, é desnecessário lembrar que a Região Sudeste concentra os mais importantes polos comerciais e industriais do Brasil, construídos diariamente por seus habitantes, os quais refletem um melhor padrão de vida.
Enfim, entende-se que existe um nítido contraste entre as duas áreas, apesar de fazerem parte da mesma nação. Este contraste manifesta-se em vários níveis. As condições climáticas, o padrão de vida desfrutado pelas populações e as características socioeconômicas colocam essas duas regiões em planos opostos. Entretanto, o sentimento de unidade nacional, o desejo de transformar essa realidade, poderá, em futuro próximo, desencadear soluções para levar o desenvolvimento às áreas menos favorecidas,para todos possamos conviver de uma maneria justa e adequada em todo espaço socieconomico do nosso pais.