Espaço econômico dos estados unidos
3ºB
Espaço econômico dos Estados Unidos
Os Estados Unidos são os maiores produtores e consumidores mundiais de mercadorias e de serviços.
Espaço agrário
A agricultura dos Estados Unidos, uma das mais modernas e produtivas do mundo tanto em área quanto em volume de produção, organiza-se em grandes faixas, zonas ou cinturões agrícolas denominados belts, formados conforme as particularidades históricas de povoamento, as condições climáticas e os tipos de solos.
Os belts são especializados no cultivo de determinados produtos, como trigo, milho, algodão, frutas, culturas tropicais. Merecem ainda destaque as produções de soja, tabaco, laranja e gado bovino. É importante ressaltar que esses cinturões não constituem áreas monocultoras, pois, além do cultivo principal, existem também cultivos secundários.
De modo geral, podemos apontar três grandes zoneamentos agrícolas: os Green belts do
Nordeste, o Central belt e o Oeste.
Os cinturões agropecuários
Estados Unidos: Espaço industrial
Seguindo o padrão das grandes regiões agrícolas - os belts -, a atividade industrial norteamericana também é organizada em cinturões, determinados por diversos fatores, sobretudo as características assumidas pelo país em escala global.
Podemos considerar, no espaço norte-americano, duas principais regiões industrializadas, caracterizadas por diferentes processos de industrialização: a Manufacturing belt e a Sun-belt, ou apenas Sul.
A região nordeste e centro-oeste é bastante industrializada, país denominado de
Manufacturing Belt (cinturão das manufaturas). A área que corresponde à produção industrial e manufatura, principalmente de indústria têxtil, eletrônica, automobilísticas, tem diminuído sua atuação devido ao surgimento de novos núcleos industriais na costa oeste e sul do país denominada de Sun Belt (cinturão do sol), que tem como principais atividades produtivas a indústria aero, militar e espacial.
Espaço urbano: As