Sustentabilidade
ONG`s cuja função é única e exclusivamente atender aos interesses do seu grupo fundador e/ou administrador, como alguns sindicatos, as cooperativas, as associações de seguro mútuo etc.
Caracterizam-se normalmente por serem organizações constituídas para fins não econômicos e finalidade não lucrativa, em grande medida com trabalho voluntário e, dependentes financeiramente, na maioria das vezes, de doações privadas e/ou estatais.
oscip são entidades privadas atuando em áreas típicas do setor público, e o interesse social que despertam merece ser, eventualmente, financiado, pelo Estado ou pela iniciativa privada, para que suportem iniciativas sem retorno econômico.
Sustentabilidade
O desenvolvimento sustentável é hoje um objetivo global, envolvendo organizações não governamentais, empresas privadas, governos e a sociedade em geral. Construir processos sustentáveis implica em realizar, sistematicamente, ações que visam não só a preservar os ecossistemas e a biodiversidade, mas também a melhorar as condições socioeconômicas das comunidades nas quais a organização está inserida.
Um grande número de ferramentas, incluindo diversas certificações, está disponível para o gestor que deseja produzir de forma sustentável. No entanto, a sustentabilidade apoia-se sempre em três pilares: o econômico, o social e o ambiental.
Meio ambiente
A crescente preocupação com o meio ambiente tem levado empresas no mundo todo, inclusive no Brasil, a buscar alternativas de produção mais limpa e matérias- primas menos tóxicas, a fim de reduzir o impacto de seus processos. Segmentos da sociedade, conscientizados quanto aos problemas ambientais, têm induzido essas empresas a buscar uma relação mais sustentável com o meio ambiente. Aceita-se cada vez menos a exacerbação do lucro obtido à custa do comprometimento do meio ambiente. Diante disso, a indústria tem sido forçada a investir em modificações