Sustentabilidade
Sustentabilidade
UNIABEU
Aluna: Bruna Freitas
Turma: Eja-B
Nova Iguaçu, 7 de Junho de 2012.
* Sustentabilidade e Conservação
Para que se possa entender como têm se despertado para as questões ambientais e o contexto em que surgem as iniciativas de preservação ambiental que tanto envolvem reciclagem, como reutilização e diminuição dos resíduos é importante relembrar alguns fatos ocorridos.
Das primeiras manifestações ambientalistas dos anos 60 aos nossos dias, a questão ambiental ganhou espaço na agenda de discussão das políticas públicas em muitos países e também no Brasil. 7 A partir da Conferência de Founex, em 1971, na Suíça, que preparou a Conferência de Estocolmo, em 1972, foi lançada a proposta do ecodesenvolvimento, que adota o princípio do desenvolvimento equilibrado, baseado nas potencialidades de cada ecossistema, como posições eqüidistantes das intransigências, tanto do ecologismo como do economicismo. (LEAL, 1998) Na década de 80, os setores produtivo e empresarial começam perceber a escassez dos recursos naturais, e sentem necessidade de mudar os paradigmas e adotar um desenvolvimento econômico sustentado e equilibrado. Amplia-se, em todo o planeta a discussão sobre o conceito de desenvolvimento sustentável, sendo o mesmo utilizado pelos mais diferentes atores.
O fator impulsionador dos questionamentos sobre o meio ambiente e os recursos naturais, no cenário de desenvolvimento dos países foi a preocupação de ambientalistas, inicialmente motivada pelo crescimento da poluição atmosférica urbana e pela crise energética, devido às limitações de combustíveis não renováveis.
Nos anos 90, a partir da Eco 92 (Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento) ocorrida no Rio de Janeiro, difundiu-se amplamente a discussão a respeito do enfrentamento dessa problemática em nível local. Deu-se seqüência ao que já havia sido discutido na Primeira Conferência das Nações Unidas Sobre o Meio Ambiente, em