Cultivando bacterias
R - A técnica de coloração de Gram é uma técnica de coloração diferencial que permite distinguir os dois principais grupos de bactérias por microscopia óptica.
2. QUAL DIFERENÇA ENTRE GRAM POSITIVA E GRAM NEGATIVA
R- As bactérias Gram-positivas apresentam uma parede espessa, homogénea, geralmente não estratificada e predominantemente constituída por peptidoglicano. Deste modo, o precipitado insolúvel que se forma por ação do mordente, fica retido no interior da célula pela camada espessa de peptidoglicano, logo, estas células não são descoradas permanecendo com a coloração conferida pelo corante primário (púrpura).
As bactérias Gram-negativas apresentam uma parede estratificada constituída por uma membrana externa e por uma camada mais interna que contém peptidoglicano e que é mais fina que a das Gram-positivas. Deste modo, o precipitado insolúvel, que se forma por ação do mordente, é removido (camada de peptidoglicano é mais fina que a das Gram-positivo e a membrana externa é parcial ou totalmente solubilizada pelo agente descolorante), pelo que as células ficam descoloradas, corando de vermelho pelo contrastante.
3. DEFINA A FUNÇÃO DE CADA UM DOS REAGENTES UTILIZADOS NA COLORAÇÃO DE GRAM:
CORANTE PRIMÁRIO VIOLETA CRISTAL: cora o citoplasma de púrpura, independentemente do tipo de célula.
MORDENTE SOLUÇÃO DE IODO: aumenta a afinidade entre o violeta de cristal e a célula e forma com o corante um complexo insolúvel dentro da célula.
AGENTE DESCOLORANTE: ALCOOL, ACETONA: solvente lipídico.
CONTRASTANTE: SAFRANINA OU FUCSINA: cora o citoplasma de vermelho.
4. DE ACORDO COM A FORMA E ARRANJO DAS BACTERIAS DESENHE E CLASSIFIQUE CADA UMA DELAS: Os cocos correspondem a células arredondadas, podem se dividir sem um plano de orientação definido, o que leva a um grande número de arranjos diferentes. Assim temos os cocos isolados, diplococos (Neisseria, pneumococos), tetracocos, sarcinas (cubos