As cruzadas
(Baixa Idade Média – séc. XI ao Séc. XV)
- Expedições de caráter religioso e militar, contra mulçumanos os quais eram considerados infiéis segundo a religião católica.
- Considerada como uma guerra santa porém não se limitavam apenas no caráter religioso mas também por razões políticas, econômicas e sociais.
INTERESSES DAS CRUZADAS
- A Igreja mantinha sua influência em toda a Europa Ocidental, com as cruzadas o papa poderia expandir seu poder pela Ásia Ocidental.
- A região onde Cristo teria vivido (Palestina) foram bloqueadas pelos turcos seljúcidas e isso prejudicou na influência da igreja.
- o Império Bizantino através de uma mobilização militar do Ocidente tentou conter a expansão mulçumana pois já havia perdido ao parte de seu território.
- As cidades de Gênova e Veneza tentaram reabrir o comércio para ampliar a lucratividade.
- As cruzadas seria a solução para os setores marginalizados da sociedade feudal, pois o crescimento populacional estava esgotando o sistema.
AS AÇÕES DAS CRUZADAS
- Cruzadas dos Mendigos – 1096: Composta por marginalizados percorreram a Alemanha, Hungria e Bulgária com saques e atos de violência,não tinham organização militar.
- Primeira cruzada (Cruzada dos Nobres) – 1096-1099: Liderado por Godofredo e Bulhão, Raimundo Toulouse e Boemundo de Tarento esta conseguiu vitória contra os turcos, com massacre conquistaram a cidade sagrada e criaram ordens religiosas como TEMPLÁRIOS e HOSPITALÁRIOS.
- Segunda Cruzada – 1147-1149: Os turcos seljúcidas se reestruturaram e colocaram em risco a 1ª cruzada (líderes: Luiz VII “França”; Conrado II “Sacro Império Germânico”.
- Terceira Cruzada (Cruzada dos Reis) – 1189-1192: Comandado pelos reis Ricardo “Inglaterra”, Felipe “França” e Frederico I “Sacro Império Germânico”, Ricardo combateu sozinho e sem sucesso, Frederico faleceu e Felipe retornou à França.
- Quarta cruzada (Cruzada comercial) – 1202-1204: Participação de genoveses e venezianos, desviaram seus