Sustentabilidade
Vivemos em um mundo conectado, onde a ação de um indivíduo é sentido por vários ao seu redor, algumas vezes por milhões no outro lado do mundo. Por tanto todas as ações da empresa deverão ser pensandas com responsabilidade, lembrando sempre na Terceira Lei de Newton, Principio da Ação e Reação, na qual “A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: ou as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em direções opostas.”[1], pensando nisto, observamos que toda atividade empresarial tem um impacto no seu meio, até mesmo porquê esta é a sua função, transformar o meio onde vivemos, através de produtos e serviços, porém isto deve ser feito e pensado com responsabilidade, principal palavra do novo empreendedor.
A empresa é criada para perenizar, e não há como pensar em uma empresa em que daqui a alguns anos a sua principal matéria prima não existirá mais, ou que seus produtos e serviços foram responsáveis por dejudiciar a saúde de seus colaboradores ou clientes ou até mesmo ser uma empresa odiada pela comunidade entorno, que não respeita a divercidade ou é vista pelos consumidores como uma empresa que não é ética e sem princípios e valores. Aqui é que entra o papel da Sustentabilidade.
Sustentabilidade é habilidade de sutentar, permanecer em pé, garantir a sustenção, além de ser um conceito, é um jeito de fazer negócio, é manter que um produto ou serviço satisfaça as necessidades presentes sem comprometer as necessidade de e satisfação das gerações futuras. Para que uma negócio seja sustentável ele deve reponder as seguintes perguntas: É ecologicamente correto? É economicamente viável? É socialmente justo? É culturalemente diverso?
Com base no livro Práticas Empresariais de Responsabilidade, Instituto Ethos, 2003 [2], segue esquematização das práticas de Responsabilidade Social que englobam a relação da empresa com todos os seus públicos.
Valores e