sustentabilidade
O crescimento populacional vem causando sérios impactos degradadores sobre o meio ambiente neste século. O desenvolvimento da indústria , comércio bem como os diversos ramos do meio rural e urbano são considerados determinantes para as mudanças ambientais.
1-Introdução
Os estudos demonstram que os países com um rápido crescimento, vem enfrentando dificuldades para gerar um desenvolvimento econômico sustentável. As projeções mais recentes nas Nações Unidas dos primeiros decênios do século XXI revelam uma diminuição notável do crescimento da população mundial, alcançara a cifra de 7.700 bilhões de pessoas no ano de 2050, mais baixa que na estimativa que foi feita em 1990 que era de 11,7 bilhões de pessoas.
Essas projeções se registram em um mundo onde os países passaram pela transição demográfica e experimentaram um rápido crescimento antes que a população se estabilize.
Com isso se observa que o mundo produzirá o dobro de alimentos que já produz, ainda consumir um número expressivo de agua, petróleo, moradia, edc.
Por sua vez o aquecimento global pode ter graves consequências entre elas inundações, propagações de doenças, situações climáticas extremas, edc.
Assim o paradigma de relação homem/natureza, se ve envolvida cada vez mais.
2-Abordando o Crescimento Populacional
Dê acordo com a etimologia da palavra população, advêm do francês ¨population¨ e significa ‘conjunto de habitantes de um país de uma localidade, edc.
Os autores descrevem que é preciso definir o tamanho, composição, sexo, situação econômica, taxa de mortalidade, natalidade, migração entre outros, para se ter uma definição mais concreta de população.
3-Os Processos de Modernização: o avanço sobre a natureza
No inicio da histórias das aglomerações humanas, o homem permitiu se juntar em grupos, em diferentes grupos de aglomerações onde os limites seriam definidos pela abundancia ou carência de comida.
Quando surge a agricultura o