Estudante
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE LETRAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
ALUNO: ALEX TAVEIRA DOS SANTOS
MATRÍCULA: 11219207
RESUMO CRÍTICO SOBRE OS POEMAS DE GONÇALVES DIAS "CANÇÃO DO EXÍLIO" (G. DIAS), CANÇÃO DO EXÍLIO FACILITADA (J. P. PAES) E CANÇÃO DO EXÍLIO ÀS AVESSAS" (JÔ SOARES).
CANÇÃO DO EXÍLIO DE GONÇALVES DIAS
É um poema da primeira fase do romantismo no Brasil. Tem como característica principal o enaltecimento da natureza, do nacionalismo, do indianismo como assim é conhecida essa fase romântica. Esta Gonçalves em Portugal quando escreveu o poema, ele enaltece as belezas brasileiras e retrata uma aversão a Portugal, sem ao menos tecer adjetivos qualificativos.
A presença marcante dos advérbios, “lá”, “cá” nos dão uma ideia precisa de espaço, do local onde ele enaltece. Os versos são Heptassílabos, possuem rimas com a presença marcante de monossílabos e oxítonas.
Esse poema e os demais que o seguiram foram uma forte influencia para os poetas contemporâneos. O amor à pátria, a natureza brasileira foram marcantes nesses poemas de Gonçalves Dias.
CANÇÃO DO EXÍLIO FACILITADA – JOÃO PAULO PAZ
Em relação ao poema de João Paulo Paz, a princípio só compreendemos se tivermos com base o poema de Gonçalves Dias. É nítido que através dos advérbios e das interjeições a valorização pelo Brasil quando diz “Lá”, “Ah!”, e o descontentamento em relação à Portugal, quando diz: “Cá”, “Bah!”.
O poema é constituído de versos de uma só sílaba, a presença das reticências representam que o autor tem algo a dizer a mais, que fica no ar. A rima sempre com o |a|. É, na verdade, uma releitura do poema de Gonçalves Dias enfatizando o sentimento de Gonçalves quando retrata o exílio.
CANÇÃO DO EXÍLIO ÀS AVESSAS – JÔ SOARES
Como o próprio nome do poema já retrata é uma inversão dos valores dados pelo Gonçalves Dias. O Jô Soares faz ao inverso, ele não quer voltar para sua terra por motivos