DEPENDÊNCIA QUIMICA / GRUPO DROGADICTOS
O trabalho com grupoterapia pretende ajudar o homem a encontrar a estabilidade mental e emocional que este necessita para viver em grupo, levando em consideração que qualquer vida em grupo tem suas dificuldades. Um instrumento muito utilizado é a psicoterapia, embora haja variedade de métodos grupais, metas de trabalho e orientação que cada terapeuta aborda, sendo necessário especificar em que pressupostos o trabalho está embasado.
Este projeto objetiva investigar a psicoterapia Psicanalítica como tratamento de pacientes drogadictos. Para isso estaremos descrevendo o processo de formação de grupo psicoterápicos de abordagem Analítica, apresentando as principais características de funcionamento psicológico do paciente drogadicto, relacionando a formação grupal e as necessidades psíquicas apresentadas pelos pacientes. Serão consultados autores como David Zimerman, Alda Galvan, Cordioli, dentre outros.
1. TEMA: DEPENDÊNCIA QUIMICA / GRUPO DROGADICTOS.
2. PROBLEMA: A psicoterapia é o instrumento mais utilizado no tratamento da drogadicção. Diante nesse projeto indagamos quais as possibilidades e limites de atuação psicoterapêutica com grupos realizada com pacientes drogadictos?
3. OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL: Investigar a psicoterapia Psicanalítica como tratamento de pacientes drogadictos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
a) Descrever o processo de formação de grupos psicoterápicos de abordagem Analítica.
b) Apresentar as principais características de funcionamento