Sustentabilidade
A burocracia profissional modifica os princípios do controle centralizado para permitir maior autonomia ao pessoal, sendo apropriada para lidar com condições relativamente estáveis em que as tarefas sejam relativamente complicadas.
A estrutura simples e a "adhocracia" trabalham melhor em ambientes instáveis. A primeira compreende freqüentemente um presidente, quase sempre o fundador ou um empreendedor que pode ter um grupo de assessores de apoio e um grupo operacional que faz o trabalho básico. A organização é muito informal e flexível e, embora funcionando de forma altamente centralizada na figura do presidente, é ideal para se atingirem mudanças e manobras rápidas. Típica de empresas jovens e inovadoras de sucesso.
A "adhocracia" são por definição temporárias, são altamente adequadas para ambientes turbulentos. A adhocracia freqüentemente envolve equipes de projeto que se formam para desempenhar uma atividade, desaparecendo quando esta termina, e seus membros se reagrupando em outras equipes dedicadas a outros projetos.
Muitas "adhocracias” utilizam a “organização matricial” para tipos de organização que possuam alto grau de variação. Alguns enfoques para a organização matricial podem ser altamente formalizados, uma vez que tais estruturas podem operar como burocracias modificadas, enquanto outras se aproximam mais de formas orgânicas mais livres. A expressão "organização matricial" foi criada para captar a impressão visual das organizações que sistematicamente tentam combinar o tipo de estrutura organizacional por função ou departamento de uma burocracia, com estrutura de equipes de projeto. As unidades funcionais são o equivalente das colunas de uma matriz, enquanto as equipes formam as linhas.
Problemas na realidade acontecem, especialmente em relação a conflitos de lealdade e