Sustentabilidade
Sustentabilidade está relacionada com a continuidade de aspectos econômicos, sócias, culturais e ambientais da sociedade.
Tende a ser um meio de configurar a civilização e a atividade humana, de forma que passam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais agindo de forma a atingir seus ideais. O conceito de sustentabilidade tem sido proposto e utilizado como referência para o planejamento das atividades humanas, a exploração e a conservação do meio ambiente e a democratização de decisões na sociedade. Nem sempre é de maneira objetiva, muitas vezes é usadoapenas como instrumento de propaganda. Tem uma dificuldade na aplicação dos conceitos associadostantopor barreiras de interesses econômicos, quanto pela faltade critérios práticos que permitam sua incorporação de maneira consistente.
É necessária uma definição com critérios mais apropriados para aplicação de seus conceitos. No sistema de saneamento a sustentabilidade esta incorporada principalmente com um foco ambiental, ajudando no planejamento de projetos com meta conciliar os impactos gerados pela sua implantação e operação com o suporte do meio ambiente.
Assim sendo, devem ter iniciativas que façam uso de critérios de parâmetros de sustentabilidade, que permitam diversas iniciativas voltadas para o saneamento básico, em especial á gestão da água no meio urbano. E com isso trazer o desenvolvimento sustentável em um nível mais realista, seguindo a hipótese de que a sustentabilidade ambiental de projetos de empreendimentos de sistema urbano de água (abastecimento, esgoto e drenagem) será avaliada através de um método de instrumento claro e objetivo. Deve- se lavar a calçada com água do balde não com esguicho, trocar carros por bicicletas, separar os tipos de lixo, reciclá-los. Essas ideias de preservação do meio ambiente é o que garantirá o suprimento das necessidades sem prejudicar gerações