Sustentabilidade
INTRODUÇÃO
A Sustentabilidade é a mais nova estratégia utilizada pelas organizações com a finalidade de cumprir com as novas legislações governamentais, além de ser também um diferencial perante as demais para chamar a atenção dos futuros clientes e fidelizar os já existentes. Baseada nessa premissa, a pesquisa proposta tem como objetivo geral demonstrar quais as políticas e ferramentas utilizadas pelas empresas brasileiras frente à Responsabilidade Social e sua Sustentabilidade no cenário dos negócios.
A técnica de pesquisa utilizada é o estudo bibliográfico, com exposição do resultado de umas empresas considerada modelo pela revista exame.
Os resultados encontrados demonstram que as organizações que investiram em Responsabilidade Social e Sustentabilidade alcançaram vários benefícios, mesmo que em longo prazo.
Empresa NATURA
Empresa fabricante de cosméticos. Criada em 1969 e desde já investindo em responsabilidade social e sustentabilidade. Eliminou os testes em cobaias e lançou o projeto de redução de gases geradores do efeito estufa em sua cadeia
Produtiva. Trocou todos seus microônibus a diesel por carros movidos a gás natural, substituiu o álcool em suas formulas de perfumes por álcool orgânico e esta intensificando o uso de material reciclado em seus frascos.
Avaliação da Empresa:
Pontos Fortes: O programa de neutralização de carbono é considerado um dos mais eficazes por especialistas; Tem parceria com comunidades da
Amazônia e da Bahia, que são treinadas para fazer o extrativismo sustentado de produtos como a castanha; Baniu o uso de testes em animais em 100% de sua linha de produtos.
Pontos Fracos: Embora não divulgue os custos do programa de
Neutralização do carbono, a empresa admite tratar-se de um investimento que vai ser repassado os preços ao consumidor; Ainda é muito dependente de matérias primas oriundo do petróleo. A linha de cremes para a pele, por exemplo, continuará a usar componentes