Sustentabilidade
INTRODUÇÃO.
A empresa Natura se destaca em relação à sustentabilidade por suas ideias e sua preocupação e busca por um mundo mais sustentável, desde seu fundamento, mantém esta ideia e procura se aperfeiçoar a cada dia com projetos que visam melhorar e preservar o ambiente em que vivemos, onde o objetivo deste trabalho consiste em apresentar alguns destes projetos.
DESENVOLVIMENTO.
A Natura tem a preocupação com a sustentabilidade aplicada em sua tática desde sua fundação na década de 80 e se sobressai pela busca de praticas descente de trabalho, éticas e principalmente pela mitigação de impacto em suas atividades, considerada pela revista exame em 2008 a empresa sustentável do ano, sendo destacada como a mais persistente e comprometida com a busca da sustentabilidade. Já em sua fundação a Natura lançou seus primeiros cosméticos feitos de ativos naturais e sendo pioneiros entre os produtores de cosméticos a vender refis para a maior parte de seus produtos, diminuindo a emissão de carbono e consumindo em media 30% a menos matéria prima que os recipientes originais, gerando menor impacto ambiental.
Outro beneficio foi a troca de álcool comum por álcool orgânico em toda a linha de produtos e perfumes, substituindo os itens minerais de origem fóssil por itens de origem vegetal proporcionando o bem e gerando vantagens ambientais e riqueza social. Uma das maiores ideias da Natura foi o projeto que fez com que a empresa se tornasse carbono neutro em 2007, prevendo menos emissão de gases poluentes, conseguindo diminuir mais de 33% destes mencionados. Conforme Rodolfo Gutila, diretor da empresa “a Natura visa mitigar impactos e mexer em processos de transformação, este é o espírito deste projeto”, afirma, tendo por objetivo reduzir ainda mais de 30% de suas emissões com o pensamento de restaurar o que não conseguirem reduzir. Pensando nisto a empresa tomou a iniciativa de estimular até suas consultoras a recuperar embalagens e revistas