Sustentabilidade
Este estudo visa analisar as diretrizes baseadas na sustentabilidade do ambiente urbano de nossas cidades tendo em vista o planejamento sustentável, as ações do governo direcionadas ao saneamento básico, sobre a política nacional do meio ambiente , sistemas de tratamento de água ,tratamento de esgoto e tratamento resíduo sólidos e suas interações no planejamento ambiental,devera portanto levar em consideração aspectos como educação, saúde, segurança, abastecimento, cidadania e as questões físico-territoriais, ambientais e sócio-econômicos, bem como a aplicação de leis e o orçamento participativo. Desta maneira, estaremos organizando e consolidando os setores urbanos, de maneira que se garanta uma melhor qualidade de vida para as nossas cidades.
1.CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE
Desenvolvimento Sustentável ou Sustentabilidade pode ser definido como um modelo de desenvolvimento global que incorpora os aspectos de desenvolvimento e preservação ambiental no modelo de desenvolvimento sócio-econômico.
Através de diversos fatos ocorridos nos últimos anos, fica muito claro que entre as relações homem-meio ambiente, não existe apenas um limite mínimo para o bem-estar da sociedade, existe também um limite máximo para a utilização dos recursos naturais, de modo que a preservação e manutenção dos mesmos tornam-se indispensáveis para garantir um futuro da humanidade.
2.SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
Sustentabilidade Ambiental: Consiste na manutenção das funções e componentes do ecossistema, de modo sustentável, fornecendo o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro. É "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras".
3. A SUSTENTABILIDADE COMO SOLUÇÃO AOS PROBLEMAS URBANOS
Para combater as patologias urbanas, precisamos de um planejamento adequado às questões ambientais com enfoque na sustentabilidade, de maneira que tanto as cidades, como a paisagem e seus ecossistemas, tornam-se