Sustentabilidade
EAD - Serviço Social (2010.2)
Pólo Juazeiro – BA
Desafio de Aprendizagem
Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Componentes:
Carla Beatriz - RA: 281032
Deise - RA: 281029
Rodrigo - RA: 280973
Fernanda - RA: 280941
Naian - RA: 280934
Mona - RA: 280939
Luana - RA: 280942
Casa Nova – BA
29/11/2010
ETAPA 1:
O conceito de sustentabilidade está relacionado diretamente desenvolvimento da sociedade sem que nesse processo se tornem escassos os recursos ambientais, conservando-os para uso das futuras gerações. O planejamento ambiental se dá não excluindo o uso dos recursos disponíveis, mas sim utilizá-los com consciência que sua disponibilidade é limitada e sua restauração se dá de forma lenta, de forma a não exauri-los.
Um projeto de saneamento básico sustentável pode se aproveitar de diversos fatores para uso consciente de recursos, como por exemplo, tratamento local das águas de uso, utilização de biodigestores para disposição de resíduos orgânicos, com possível uso na fertilização do solo, e aproveitamento dos gases liberados como substituto do gás de cozinha convencional.
Possíveis aplicações sustentáveis de saneamento incluem a utilização de banheiros secos para o tratamento de dejetos, pois não se utiliza de água nem produz esgoto. Nesse processo faz-se uso apenas da luz do sol, do passar do tempo e de minhocas que fazem o trabalho de decompor matéria orgânica em fertilizante. No lugar de água, utiliza-se serragem.
Outra alternativa são os biodigestores, que produz um tipo de fertilizante em forma liquida para irrigar lavouras.
O biogás gerado pelos dejetos humanos é utilizado como complemento para outras fontes de combustível.
A coleta seletiva se encarrega da separação do lixo, que em sua maioria pode ser reciclado. O lixo orgânico pode ser utilizado como adubo em plantações.
A água pode ser filtrada naturalmente num sistema com filtros e plantas, pois as bactérias que habitam suas