Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa
Módulo: 4
Fórum
Título: Posicionamento Crítico Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa
Aluno: Cristiane
Disciplina: Responsabilidade Socioambiental
Turma: GP 24N
Introdução
O cenário de mudanças rápidas e de competitividade vem sendo a cada dia mais evidenciado nas organizações, sejam elas de pequeno, médio ou de grande porte, complexidade e negócio e desta forma, as empresas tendem a investir a cada dia mais não só em processos de gestão, mas em outras formas que levem a obtenção dos diferenciais competitivos.
Há algum tempo, os temas relacionados a Responsabilidade Social surgiram, como uma ferramenta de mão dupla, ou seja, a empresa se beneficia de um possível diferencial competitivo perante aos concorrentes e a sociedade ‘ganha’ em recursos ou projetos vindos dessas empresas.
Há autores que afirmam que são as crescentes disparidades e desigualdades sociais que obrigam esse novo pensamento das organizações sobre o desenvolvimento econômico social e ambiental, tornando este tema uma estratégia a mais para manter ou aumentar sua rentabilidade e potencializar o seu desenvolvimento
As organizações podem estar diretamente envolvidas com a responsabilidade socioambiental, mas precisam do envolvimento de sua liderança para que essa consciência seja incorporada e vivenciada em sua cultura organizacional. É preciso que seus líderes sejam capazes de colocar a teoria em prática, impactando positivamente a visão dos funcionários sobre o tema e consequentemente, os resultados do negocio.
Código voluntário de conduta
Além da legislação nacional em vigor, há as normas nacionais e internacionais que demonstram fortemente o comprometimento das organizações com a responsabilidade socioambiental.
Como exemplo pode ser citada a ISO, que é uma entidade que aprova normas internacionais, sempre contando com o maior nível de consenso entre todas as nações envolvidas - 170 países.
Essas normas, as vezes mais exigentes que a