Sustentabilidade usada como marketing
1 1 RESPONSABILIDADE SOCIAL
Com o passar dos anos, os papéis do indivíduo, do Estado, da Igreja e principalmente das empresas assumiram uma função social, deixando de pensar somente em sim ou no que os rodeia e tornaram responsáveis para com a sociedade e os indivíduos, com significado de poder perante os direitos da sociedade. A Responsabilidade Social trata-se da relação ética, que é socialmente responsável pela empresa em todas as suas ações, em suas políticas, práticas e relações. De acordo com alguns atores, a definição de Responsabilidade Social é definida como a preocupação com os efeitos sociais e ambientais das atividades de empresas, bem como com os valores éticos e morais, suscita muitas discussões no meio empresarial. Essas discussões, muitas vezes, visam contribuir para o bem comum e para a melhoria da qualidade de vida das comunidades. Nesse sentido, faz-se necessário resgatar o conceito de Responsabilidade Social:
“A Responsabilidade Social busca estimular o desenvolvimento do cidadão e fomentar a cidadania individual e coletiva. Sua ética social é centrada no dever cívico (...). As ações de Responsabilidade Social são extensivas a todos os que participam da vida em sociedade – indivíduos, governo, empresas, grupos sociais, movimentos sociais, igreja, partidos políticos e outras instituições.” (MELO NETO e FROES, 2001, p.26-27).
Agir de forma socialmente responsável, é prever quais as conseqüências das suas ações podem atingir diretamente no futuro da empresa e da sociedade. Essas decisões podem estar fundamentadas em diversos critérios. A boa imagem da Organização é associada a programas culturais filantrópicos de interesse da comunidade, tornando portando, indispensável o comprometimento amplo das organizações com as questões sociais. Esse comprometimento amplia-se atingindo não apenas a relação empregado-empregador, mas os problemas de forma geral, que atingem a