Fungos dermatofitos
MICROBIOLOGIA
NOME: Fabiana Cordeiro TURMA: TE1V1 PROFE: Hudson Holanda
Taguatinga-DF, 06 Fevereiro2013 FUNGOS DERMATÓFITOS
DERMATÓFITOS
Os dermatófitos são um grupo de fungos altamente especializados que desenvolveu, através de um longo processo evolutivo, a capacidade de invadir e colonizar os tecidos queratinizados do organismo animal. Coloniza o meio geográfico de maneira ubíqua, o que explica a variada distribuição etiológica das dermatofitoses.
O termo dermatófito não corresponde a uma classificação taxonômica, mas sim a uma designação sob a qual estão agrupados fungos cujas características morfológicas, fisiológicas e antigênicas relacionam-nos entre si.Originalmente, a maioria dos dermatófitos foi descrita como Hyphomycetes. Porém, com a descoberta de seu estado sexuado, esses fungos passaram a ser classificados na família Arthrodermataceae (ordem Onygynales, subdivisão Ascomycotina), que acomoda os gêneros Arthroderma e Nannizzia cujos correspondentes assexuados ou Ana mórficos são, respectivamente, os gêneros Trichophyton e Microsporum.
Os dermatófitos que frequentemente afetam seres humanos e animais estão distribuídos em diversas espécies pertencentes aos gêneros Microsporum, Trichophyton e Epidermophyton. Esses gêneros podem ser divididos em três grupos com base no habitat: geofísico, zoofílico e antropofílico. Os dermatófitos geofísicos como o Microsporum gypseum, normalmente habitam o solo, onde decompõem os debris queratinosos. Os zoofílicos, como o Microsporum canis e Trichophyton equinum, são adaptados aos tecidos do animal e, raramente, são encontrados no solo, enquanto os dermatófitos antropofílicos, como Microsporum audounii, vivem nos tecidos humanos e não sobrevivem no solo.
Os dermatófitos zoofílicos, frequentemente, causam menos reação inflamatória nos animais do que os fungos geofílicos e antropofílicos. Há espécies que passam de indivíduo a indivíduo, desde o início de sua existência, produzindo, às