Sustentabilidade no setor imobiliário
Sandra Mara Silva Boeira
Professor-Tutor Externo Crisante Araujo
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Negócios Imobiliários (MOB0050) – Prática do Módulo IV
29/11/2012
RESUMO
Em se tratando do setor imobiliário, o real entendimento sobre o que é sustentabilidade ainda não está devidamente consolidado. Nosso objetivo não é apresentar um manual ou guia, mas esclarecer e orientar de forma simples e direta, por meio de um elenco de condutas, aspectos de sustentabilidade no desenvolvimento imobiliário.
Palavras-chave: sustentabilidade, mercado imobiliário, poder público
1 INTRODUÇÃO
Sustentabilidade é uma expressão obrigatória em todas as atividades profissionais, empresariais e humanas. È uma pauta mundial, alvo de estudos, congressos, certificações, enfim, uma ampla gama de iniciativas voltadas à disseminação de conceitos e práticas que propiciem o desenvolvimento com base nas três premissas básicas que definem sustentabilidade: o viés econômico, o social e o ambiental.
Afinal, inserir aspectos de sustentabilidade nos empreendimentos imobiliários e saber comunicá-los pode trazer muitos benefícios aos seus empreendedores, entre eles melhores resultados econômicos, valorização da imagem corporativa e diferenciais competitivos. Ainda, menores riscos empresariais, alcançados por meio da concepção e implantação de produtos mais eficientes que elevam a qualidade de vida para seus usuários e reduzem gastos com o uso e manutenção do imóvel.
2 ASPECTOS DA SUSTENTABILIDADE
2.1 desenvolvimento sustentável
O conceito de desenvolvimento sustentável mais difundido pode ser definido como aquele que “satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”. O imperativo da sustentabilidade surge da percepção de que o mundo possui recursos finitos que não estão sendo utilizados de maneira