Atribuições do engenheiro ambiental
O Curso de Engenharia Ambiental surgiu da necessidade de discutir as questões ambientais, que tem se destacado na economia através de atividades industriais, mineradoras, agrícolas e possui reconhecidas áreas de preservação ambiental.
A rotina da vida do ser humano, normalmente, provocam impactos negativos na natureza, como consequências dessas alterações, ocorrem danos à flora e a fauna, desequilíbrios ecológicos, prejuízos às atividades sociais, econômicas e culturais modificando todos os ecossistemas, também alterações climáticas dentre outros. A Engenharia ambiental surgiu para amenizar esses impactos negativos.
O Engenheiro Ambiental será capaz de compreender os problemas ambientais e estará qualificado para trabalhar na caracterização, conservação, prevenção e recuperação do meio ambiente, atuando de forma a maximizar a utilização dos recursos disponíveis. Será movido pela atitude do aprender, associada à capacidade de analisar, criticar e formular soluções criativas, com espaço para investigação e proposição de estratégias inovadoras, adequando meios teóricos e técnicos do conhecimento em diversas áreas de atuação.
Nesse sentido, iremos apresentar também suas atribuições especificando a área de atuação através da legislação, resoluções de acordo com as diretrizes curriculares do MEC e orientações do sistema CONFEA/CREA. “Curso Reconhecido pela Portaria Ministerial nº 45, de 22/05/2012”
ATRIBUIÇÕES CONFORME A RESOLUÇÃO: * Supervisão, coordenação e orientação técnica; * Estudo, planejamento, projeto e especificação; * Estudo da viabilidade técnico-econômica; * Assistência, assessoria e consultoria; * Direção de obra e serviço técnico; * Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico; * Desempenho de cargo e função técnica; * Ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio, divulgação técnica e extensão; * Elaboração de orçamento; * Padronização, mensuração e controle de