Sustentabilidade na Construção Civil
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE INFRAESTRUTURA E CONSTRUÇÃO CIVIL – DAIC
CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
PROF: CELIA MARIA
LUCAS MATHEUS SANTOS DE ANDRADE SOUSA
SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL
RECIFE
2014
1. O que são os RCD?
São os resíduos provenientes da construção, demolição, reformas, reparos e da preparação e escavação de solos (entulhos ou metralhas).
2. Como é a caracterização dos resíduos da construção civil?
Características como composição, classificação ambiental dos resíduos e quantidade produzida, são fatores determinantes para caracterizar os resíduos e dependem diretamente do estágio de desenvolvimento da indústria de construção local (qualidade da mão de obra, técnicas construtivas empregadas, adoção de programas de qualidade, projetos fundamentados na eco eficiência, etc.).
3. Qual a principal causa geradora de resíduos(entulhos)?
Praticamente todas as atividades desenvolvidas no setor da construção civil são geradoras de entulho (descartes). O resíduo de construção e demolição ou simplesmente entulho, possui características bastante peculiares. Mais recentemente os resíduos têm sido originados por meio de diferentes técnicas e metodologias de produção, cujo controle da qualidade do processo produtivo ainda é recente.
4. Caracterize a composição dos resíduos.
Os resíduos apresentam em sua composição diversos componentes como: Solos, cerâmicos, metálicos, vidros, orgânicos, alumínio, etc. Embora o entulho apresente em sua composição diversos materiais que, isoladamente, são reconhecidos pela NBR 10.004/2004 (Resíduos Sólidos – Classificação de resíduos sólidos quanto aos seus riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde pública), ainda não há estudos com garantia da não agressão de determinados resíduos e que possam ser gerenciados adequadamente.
5. Como deve ocorrer a prática de reutilização e aproveitamento dos